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Curso de Verilog no HDLBits
OBJETIVOS GERAIS
Ao final da disciplina o estudante deve ser capaz de projetar e analisar circuitos digitais combinatórios e sequenciais e executar sua implementação usando circuitos integrados e linguagem de descrição de hardware.
EMENTA
Conceitos fundamentais de eletrônica digital. Representação digital da informação. Álgebra booleana. Tabelas verdade e portas lógicas. Expressões lógicas e formas canônicas. Estratégias de minimização de circuitos. Elementos de memória. Máquinas de estado (Mealy e Moore). Circuitos funcionais típicos (combinacionais e sequenciais).
CARGA HORÁRIA
90 horas
INSCRIÇÕES
DURAÇÃO DOS TÓPICOS
Horas | Tópico | Semana | Slides |
---|---|---|---|
... | Primeira Parte: Circuitos Combinacionais | ||
3 | Introdução | 1a | [01] |
3 | Representação Digital da Informação | 1a | [02] |
6 | Funções e Circuitos Lógicos | 2a | [03] |
3 | Algebra Booleana | 3a | [04] |
3 | Diagramas de Venn | 3a | [05] |
3 | Síntese Lógica | 4a | [06] |
3 | Exemplos de Projeto | 4a | [07] |
3 | Introdução às Ferramentas CAD | 5a | [08] |
3 | Introdução à Verilog | 5a | [09] |
2 | Mapas de Karnaugh (i) | 6a | [10] |
2 | Mapas de Karnaugh (ii) | 6a | [11] |
2 | Mapas de Karnaugh (iii) | 6a | [12] |
3 | Representação Numérica e Circuitos Aritméticos | 7a | [13] |
3 | Projeto de Circuitos Aritméticos com Verilog | 7a | [14] |
2 | Multiplexadores | 8a | [15] |
2 | Conversores de Códigos | 8a | [16] |
2 | Outros Circuitos Combinacionais | 8a | [17] |
... | Segunda Parte: Circuitos Sequenciais | ||
2 | Latches e Flip-flops | 9a | [18] |
2 | Registradores | 9a | [19] |
2 | Implementação em Verilog | 9a | [20] |
6 | Análise de Tempo | 10a | [21] |
2 | Máquinas de Estados Finitos (i) | 11a | [22] |
2 | Máquinas de Estados Finitos (ii) | 11a | [23] |
1 | Máquinas de Estados Finitos (iii) | 11a | [24] |
1 | Máquinas de Estados Finitos (iv) | 11a | [25] |
3 | Minimização de Máquinas de Estados Finitos | 12a | [26] |
3 | Análise de Circuitos Sequenciais | 12a | [27] |
6 | Estruturas de Barramentos | 13a | [28] |
3 | Exercício: Aquecedores | 14a | [29] |
3 | Exercício: Semáforo | 14a | [30] |
6 | Avaliações | 15a |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final do curso os participantes deverão ser capazes de: - Reconhecer funções lógicas e suas aplicações; - Aplicar métodos de síntese de funções lógicas realizando otimizações; - Entender representações numéricas e circuitos aritméticos comparando suas vantagens e desvantagens; - Analisar circuitos lógicos, diferenciando os combinacionais dos sequenciais e determinando seu comportamento; - Avaliar circuitos lógicos, identificando possíveis problemas e oportunidades de melhoria; - Criar e testar circuitos lógicos, garantindo seu correto funcionamento.
ESTRATÉGIA DE ENSINO:
Em todos os tópicos de conteúdo as seguintes estratégias de ensino serão adotadas: - Aulas expositivas assíncronas (videoaulas) versando sobre a temática do tópico; - Elaboração de exercícios individuais (questionários) para consolidação da teoria; - Práticas de laboratório (simulações) em grupos para consolidação da teoria e das habilidades técnicas.
ATIVIDADES DOS ALUNOS:
- Assistir às videoaulas gravadas, com duração total média de 40 minutos;
- Ler o material recomendado (e complementar), o que poderá ser feito antes ou depois de assistir a videoaula, e para o que se estima uma duração total de 20 a 40 minutos;
- Responder a um questionário individual no AVA, o que será usado para contabilizar a frequência nesta semana, atividade para a qual se estima uma duração de 15 a 30 minutos;
- Resolver um exercício em grupo, indicado pelos professores, elaborar um relatório e entregar, atividade para a qual estima-se até 3 horas de dedicação dos alunos;
- Participar de dois momentos avaliativos por videoconferência, agendados previamente com os professores, conforme especificado na seção Procedimentos de avaliação do aluno.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que, no caso desta disciplina, será o Moodle UFSCar;
- Videoaulas gravadas e disponibilizadas no YouTube e no AVA;
- Webconferências via Google Meet nas quais os alunos só poderão participar usando o email institucional;
- Questionários e fórum de discussão no AVA;
- Simuladores disponíveis na Internet para solução de exercícios;
- Materiais em PDF disponibilizados no AVA.
REFERÊNCIAS
- Ricardo dos Santos Ferreira e Ricardo Menotti, Introdução à Lógica Digital com Verilog, 20231
- Stephen Brown and Zvonko Vranesic, Fundamentals of Digital Logic with Verilog Design (3rd Edition), 2014
- Deepak Kumar Tala, World of ASIC, 2014
- HDLBits — Verilog Practice
- Introdução ao Projeto de Circuitos Digitais utilizando FPGA
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos colegas de departamento Artino, Inoue, Luciano, Maurício e Kato, que dividiram a oferta da disciplina comigo, fazendo diversas contribuições para o curso. Agradeço também ao Prof. Ricardo Ferreira2 pela coautoria no livro, ao Prof. Rodolfo Azevedo3 pela ajuda com o GitHub Classroom e ao Prof. Lucas Wanner4 pela ajuda com o Auto Multiple Choice.
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Além do livro texto, cada aula/slide/tutorial pode ter referências complementares. ↩